terça-feira, 29 de outubro de 2013

29/10/2013 - ESTUDO BIBLICO SOBRE O POVO DE ISRAEL

MINISTÉRIO CRISTO SALVA
RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGENIA
CULTOS: TERÇA,QUARTA E DOMINGO AS 20 HORAS

ESTUDO BIBLICO SOBRE O POVO DE ISRAEL
NÚMERO CAP 12,13,14
PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA                                               29/10/2013

Mapa 1-
Comecei o estudo, desenhando dois mapas, primeiramente desenhei Israel saindo da terra do Egito, rumando para o mar vermelho. Mostrei no mapa que existia um caminho menor para chegar a terra prometida, onde o povo caminharia cerca de quinze a dezoito dias. Expliquei que este caminho menor, existia um povo forte, os Filisteus, que se encontravam armados até os dentes. Deus prefere fazer o povo atravessar  o mar vermelho, para que pudessem presenciar o seu poder. Este povo fica acampando no monte Sinai 14 meses e vinte dias. 
Mapa2 - Distribuição das tribos na terra prometida.
Em seguida desenhei o segundo mapa, dando um zoom no primeiro mapa, mostrando a localização do mar grande, nascente do rio Jordão, lago de Meron, Lago da Galileia, Mar morto, e a distribuição das doze tribos de Israel na região de Canãa, localização de Israel perante o rio Jordão.
Depois de ficarem 14 meses e 20 dias acampados no monte Sinai, aprendendo as leis, sobre os dez mandamentos, sobre o Tabernáculo, ofertas, regras como proceder durante o dia a dia, o povo parte rumo a terra prometida.
Haserote-
Nesta região, Miriam fala mal do seu irmão Moises, achando um absurdo Deus falar somente através dele. Como consequência do pecado, ela fica leprosa. Moises intercede pela sua vida, ela é colocado fora do acampamento por sete dias, retornando ao acampamento logo após a cura. Em seguida o povo segue a caminhada, chegando ao deserto de Farã. Números cap 12
Farã
Neste local, Moises nomeia doze homens, para expiar a terra prometida. Estes deveriam irem para o Neguebe, escalarem a montanha, e trazerem o relatório da terra, de tudo que estivessem vendo. Na região de Escol, estes espias avistaram cachos de uva gigantes, figos, romãs. Ao final de quarenta dias, os espias trouxeram o relatório para Moises e toda a comunidade de Israel.
Relatório dos doze espias:
Dez espias falaram: “ a terra é boa, eis o fruto da terra, realmente a terra mana leite e mel, porem é terra de gigantes, os descendentes de enac habitam esta terra, nos sentimos como gafanhotos, é impossível vencer este povo. O povo chorou, lamentou, murmurou.
Josué e Calebe falaram: “ Podemos vencer este povo, Deus está conosco. Tarde demais, muitos preferiram ouvir os dez expias, preferindo retornar ao Egito.
Consequência do pecado.
Deus falou a Moíses que iria destruir este povo, Moises intercede pelo povo, Deus perdoa porem traz o castigo. A geração acima dos vinte anos, não entraria mais na terra prometida, todos morreriam no deserto, somente Josué e Calebe da geração antiga entrariam na terra prometida, juntamente com a geração abaixo dos vinte anos.
O povo da meia volta, pois iriam caminhar no deserto quarenta anos no deserto. Chegam no deserto de Sin.
Deserto de Sin – Neste local morre Mirian, sendo sepultada. Neste local não havia água, o povo começa a murmurar contra Moises e Arão. Deus fala para Moises falar a rocha, em seguida sairia água, Moises irado com o povo, aproxima da rocha, e fere a rocha por duas vezes, desobedecendo a ordem de Deus, como consequência, Moises também não entraria na terra prometida.
 
Hor – Em seguida chegaram a região de Hor, Deus fala para Moises subir ao monte, juntamente com Arão e Eleazer, onde Arão deveria passar para seu filho sua roupa, pois iria morrer. Eleazer toma seu lugar.
Na próxima segunda feira, iremos dar continuidade, venha participar conosco.