quarta-feira, 9 de outubro de 2013

08/10/2013 - Estudo sobre o Batismo nas Águas

MINISTÉRIO CRISTO SALVA
LOCAL: RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGENIA
TODAS AS TERÇAS FEIRAS AS 20 HORAS

PRELETOR: PASTOR DANIEL PARRELA
APOIO: MISSIONÁRIA TEREZINHA PARRELA

Antes de darmos sequencia ao nosso estudo sobre o livro de Êxodo, iniciei o estudo sobre a importância do batismo nas águas. Comecei falando que Jesus nos deixou duas ordenanças: Batismo e a santa ceia.
João Batista iniciou seu ministério convidando o povo ao arrependimento, e batizando as pessoas no rio. Jesus vai ao encontro de João Batista  para ser batizado. Ele estava sendo batizado, com o intuito de nos dar exemplo, afinal de contas devemos seguir os seus passos. Em Marcos 16:15 , podemos notar que a pessoa precisa crer e professar a fé, para ser batizado. Quem crer e for batizado. Por isto se faz necessário saber a importância: do batismo, porque batizar, o que o batismo significa, e quem pode batizar?

Batismos significa: morte, sepultamento e ressurreição. Romanos 6:3,4 Isto significa , viver em novidade de vida, deixar as coisas velhas para trás, nascer de novo.
Quem pode batizar? Em Atos 8:38 nos fala do Eunuco que viajava em sua carruagem, lendo o livro de Isaías, porem não entendia nada. Deus levou Felipe até o eunuco, para lhe ensinar a palavra . Após aprender, entender, compreender , o eunuco falou: " eis a água, o que me impede de batizar? " Felipe falou: "nada, se você crer em Jesus Cristo". Ambos desceram e batizaram no rio. Após o batismo, eunuco seguiu viagem jubiloso.
Nada te impede de batizar. Para isto você precisa crer em Jesus Cristo, o confessar como único e suficiente salvador.
Iremos continuar na próxima reunião....

ESTUDO SOBRE O LIVRO DE ÊXODO




Capitulo 17
O povo partiu de Israel do deserto de Sim,vindo acampar na região de Redfim. Não havia água para o povo beber, com isto o povo começou a contender, murmurar contra Moises. Deus fala para Moises passasse  a frente, juntamente com alguns anciãos, e tocasse na rocha com seu cajado, pois sairia água para o povo beber.
Nesta região o povo enfrentou os amalequitas. Moises ordenou que Josué escolhesse alguns homens para batalha, ele estaria no cume do monte, junto com Arão e Hur. Quando Moises abaixava os braços, Israel perdia a batalha, quando erguia o povo de Israel vencia. Desta forma, colocaram um pedra para ele se assentar, e Arão e Hur seguraram os seus braços, vindo Israel vencer a batalha. Moises levantou um altar a Deus, e chamou: “ O Senhor é a minha Bandeira”.
Capitulo 18
Jetro, sogro de Moises, foi ao encontro de seu genro, juntamente com sua esposa e dois filhos. Moises aproveitou para contar os feitos que o Senhor tinha feito ao povo de Israel. Jetro observando que Moises julgava o povo na parte da manhã até a tarde, aconselhou-o a escolher alguns homens para ajuda-lo. Desta forma ele teria tempo para descansar.
Capitulo 19
No terceiro mês, o povo acampa no deserto do Sinai, ao pé da montanha. Moises, sobe ao monte, onde Deus lhe fala para transmitir ao povo, os feitos, os estatutos que o povo deveria guardar e obedecer. Vers 5,6 . Moises desce e transmite ao povo e orienta que todos deveriam se lavar, purificar, porque em três dias, Deus iria falar ao povo. Ver 14,15
No terceiro dia, houve trovões, relâmpagos sobre o monte, um zunido de buzina. Conforme Moises falava com Deus. Enquanto Isto o povo estremecia de medo. Vers 16. No pé do monte.
Capitulo 20
Deus fala a Moises, citando os dez mandamentos, algumas regras que o povo deveria obedecer. O povo vendo os trovões, relâmpagos, pediu a Moises que falasse, ao invés de Deus, pois temiam morrer.  No versículo 19, vemos Deus falando novamente sobre idolatria. Vers 23
Capitulo 21 ao 31
Vemos Deus falando a Moises sobre a lei que deveria ser seguida.
A lei seria : olho por olho, dente por dente. Cap 21 Vers 24;
Se o povo sacrificasse a ídolos, estes morreriam.  Cap 21 Vers 20;
As primícias seriam de Deus. Vers 29
Capitulo 32
Vendo o povo que Moises demorava no monte, pressionou Arão, pedindo outro guia. Arão pressionado pede sete dias. Estes se passam, e Arão estando pressionado, pede ouro dos brincos, para fazerem um bezerro de ouro. Quando o bezerro estava pronto, o povo gritava: “ Israel, este é o deus que nos tirou do Egito”. Vers 4 Arão vendo o que estava acontecendo, falou: “ amanhã será festa a Deus”. Vers 5 No dia seguinte, ofereceram ofertas e sacrificios a Deus,logo após voltaram a divertir diante do bezerro de ouro.
Deus fala a Moises, que o povo havia se corrompido, estavam adorando um bezerro de ouro, e que iria destruir o povo, deixando apenas Moises, para fazer uma grande nação. Vers 10 Moises porem suplicou a Deus, lembrando as promessas feitas a Abraão,Isaque, Jacó, e dizendo: “ o que o Egito dirá? Tirou o povo para mata-los no deserto. Vers 12,13 Então o Senhor arrependeu-se do mal. Vers 14. Moises desce do monte, ao ver o bezerro de ouro, lança as tabuas de pedras, no chão, despedaçando-as.vers 19 Despedaçou o bezerro de ouro, queimando-o no fogo. Vers 20. Moises declara: “ quem é de Deus, passa para o meu lado. Vers 26 , a tribo de logo passou para o lado de Moises. Muitos dos desobedientes começaram a travar espada uns com os outros, vindo a morrer três mil homens. Vers 28 Moises sobe ao monte para fazer a propiciação pelo povo,devido terem feito um deus de ouro. Moises clama a Deus pelo perdão, caso contrário poderia riscar o seu nome do livro. Deus lhes responde dizendo: este que pecar contra mim, este riscarei do meu livro. Vers 33. Deus conduziu o povo, no dia da visitação, feriu o povo desobediente. Vers 35

DIA 11/10 Estaremos celebrando Bodas de Pratas do nosso querido Wanderlei Oliveira , no Barreiro de Cima. 
Em breve iremos realizar o batismo nas águas, participe dos cultos de terça, para obter mais informações.