quarta-feira, 23 de outubro de 2013

22/10/2013 - ESTUDO SOBRE O BATISMO E O LIVRO DE EXODO



MINISTÉRIO CRISTO SALVA
RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGENIA
CULTOS: TERÇA E DOMINGO AS 20 HORAS

ESTUDOS SOBRE O BATISMO NAS ÁGUAS; 

preletor: Pastor Daniel Parrela/ Terezinha Parrela


Batismo simboliza:
1-    Sepultamento; Romanos 6:3,4
2-    Revestimento de Cristo ; Gal 3:27
3-    Ressurreição de Cristo; Cl 2:12,13

Tipos de Batismo:
1
-    -Aspersão : usado na igreja católica, com o borrifador;
2-    Afusão : Derramento de água sobre a pessoa. Usado pelo igreja tradicional;
3-    Imersão : mergulhar. É na pratica que fora utilizada na Bíblia,onde a pessoa era afundada, mergulhada na água.

A palavra Batismo no original significa: imergir, mergulhar. Veja em Marcos 1:9-11, onde fala que eles saíram da água, ora ninguém pode sair, se não entrar.

Quem pode Batizar?
Quem crer e for batizado será salvo. Marcos 16:16

Primeiro a pessoa precisa crer, confessar o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador, em seguida ela deve ser batizada.
A pessoa ao ser batizada passa a pertencer ao corpo de Cristo, podendo desta forma participar da Santa Ceia.
Jesus disse: “ Quem não comer meu pão, meu corpo, e beber meu sangue, suco de uva, não tem vida em si mesmo. Não tem vida eterna.

I Co 11:22,23,25,26,27,28 Os cristão primitivos começaram falando: “ se vocês estiverem com fome, comam em casa. “  Celebraram dizendo : Por que recebi do Senhor e que também vos ensinei: que o Senhor, na noite em que foi traído tomou o pão, e tendo dado graças, o partiu e disse: tomai, comei, isto é o meu corpo que é partido por vós, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento do meu sangue, fazei isto, todas as vezes que beberdes em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anuncia a morte do Senhor,até que ele venha.

Portanto, qualquer que comer este pão ou beber no cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo  e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

Assim que, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo, agora, já o  não conhecemos desse modo. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação. II Co 5:16
Para participarmos do corpo, devemos: confessar, crer e batizar.

AVISO: Sábado que vem dia 26/10, às 8 horas da manhã, estaremos saindo da porta da reunião, rua Pirapora, 28, bairro Santa Efigenia, para batizarmos nossos irmãos na região de São João de Bicas, no sítio da irmã Margareth.

 Se você deseja ir conosco, entre em contato com a irmã Terezinha Parrela – 91220767

ESTUDO SOBRE O ÊXODO- 35-40 / Números

Preletor: Pastor Daniel Parrela/ Terezinha Parrela


Depois de permanecer 14 meses e vinte dias na região do monte Sinai, o povo começava a se preparar para partir rumo a terra prometida.  Neste região Moises passou para o povo de Deus, os dez mandamentos, as leis, e principalmente como deveriam realizar toda tarefa religiosa, para isto Deus falou para Moises, como deveria ser o Tabernáculo, bem como os utensílios que deveriam ser usado. Desta forma o capitulo 35 ao 40 de Êxodo, dá ênfase as leis, a construção do tabernaculo.
A arca de Deus, deveria constar os dez mandamentos, ela representava o pacto que Deus fez com Israel. Ela ficaria no Santissimo lugar, somente o Sumo Sacerdote teria acesso.
A parte de cima da arca, o propiciatório, representava a presença de Deus, o sangue seria aspergido sobre a tampa;
Entre o santíssimo lugar e o santo lugar, existia um pano, que representava a separação, o pecado.
Dentro do Tabernaculo tinham vários utensílios: mesa, candelabro, pratos.
Como falei, o povo de Israel preparava para sair da região do monte Sinai, rumo à terra prometida.
Revisão:
Primeiro Deus falou com Abrão em Genesis 15:14 que seu povo iria ser levado para o Egito, mas na quarta geração voltaria para Canaão. Esta ausência da terra de Canãa, foi exatamente 400 anos, período que o povo de Deus, ficou escravizado no Egito. O povo de Israel foi para o Egito, através de José. Este era um dos filhos de Jacó, descendente de Abraão. José era sonhador, um dia seus irmãos, vendo-o no campo, decidem vende-lo, José passa a ser escravo no Egito. Depois de alguns anos preso, acusado de ter tentando abusar da esposa de Potifar, José é solto, e colocado como governador, devido ter revelado o sonho de Faraó, onde o povo passaria por sete anos de fartura e fome. No período da fome, sua família desce ao Egito, José se revela aos seus, perdoando-os, e trazendo toda sua família para morar no Egito, na região de Gosen. O tempo passou, a geração que conhecia José havia morrido, começando a perseguição contra este povo que crescia, multiplicava rapidamente. O Faraó atual, não conhecendo José,  manda matar os meninos, assim que nascessem, porem as parteira desobedeceram as ordens, fato este que agradou a Deus, dando-lhes casa para morarem. Desta forma Faraó ordena que fossem lançados todos os meninos no rio Nilo, a mãe de Moises, coloca-o no cestinho betumado, justamente quando a filha de Faraó estava tomando banho, ela pega Moises, criando adotando-o como seu filho. Quando mais velho, aos quarenta anos de idade, Moises vendo um Egípcio batendo em um hebreu, intervém, matando o egípcio. No dia seguinte todo mundo comentava o ocorrido, Moises sentindo ameaçado foge para o deserto, onde permanece quarenta anos, morando na casa de Jetro seu sogro. Um dia, ao levar os animais para pastar, tem um encontro com Deus no monte Sinai, onde Deus lhe fala que ele seria usado para levar libertação para o povo de Israel.  Moises obedece ao chamado, indo com Arão ao Egito, mostrando os milagres de Deus ao povo, e a Faraó. Somente depois das dez pragas que foram lançadas no Egito, sendo que a ultima foi a morte de todos os primogênitos do Egito, é que o povo de Israel é liberto por Deus, através de Moises. Este conduz o povo para o deserto. Pergunta: porque Deus conduziu o povo para o deserto, sendo que existia um caminho mais rápido para chegar a terra prometida, cerca de quinze a dezoito dias de caminhada?
1-    O povo precisava ser curado por Deus, receber libertação;
2-    O povo precisava ser treinado por Deus;
3-     No deserto não tem nada, o povo precisa aprender a viver na dependência de Deus;

Alem de tudo o povo teria que enfrentar os Filisteus, um povo que estava preparado para lutar, tinha material bélico, com certeza o povo voltaria ao Egito.  Desta forma, Deus abre o mar vermelho para o  povo de Israel passar aos pés enxuto, em seguida fecha sobre o exercito de Faraó que vinha atrás.
Durante a caminhada no deserto, uma nuvem refrescava o povo durante o dia, e a noite uma coluna de fogo os aquecia, isto na região de sucote.  O povo murmura que não tem água, comida. Deus providencia codornizes, e o maná, que Deus enviava todos os dias. O povo ficava saciado, porem continuavam murmurando, reclamando. Moises sobe no monte Sinai, onde permanece quarenta dias e quarenta noites, recebendo os dez mandamentos, as leis, as regras, para o povo viver. Quando desce, o povo se encontrava adorando um bezerro de ouro, Moises quebra as tabuas dos dez mandamentos, levando o povo ao arrependimento, muitos neste dia morreram por causa da desobediência. Moises sobe no monte no dia seguinte para pedir perdão a Deus pelo povo, e Deus lhes dá novamente os dez mandamentos, as regras para o povo viver, bem como a orientação para a construção do tabernaculo, local onde Deus deveria ser adorado pelo povo.
O povo se preparava para entrar em Canãa, haviam saído da região do Sinai. Alguns contratempos ocorreram como:
Miriam fica enciumada, reclamando, dizendo que Deus usava somente Moises. Consequência do pecado: Ela fica leprosa, tendo que ser colocada sete dias fora do acampamento, sendo curada, porque Moises orou pela vida dela;
O povo reclamou que estava cansado de comer maná, e começou a lembrar dos pepinos, cebola, melão da terra do Egito. Consequência do pecado: muitos morreram, em decorrência da murmuração.
Moises escolhe doze espias, para averiguar a terra de Canãa. Depois de quarenta dias espiando a terra, dez espias voltam com espírito de covardia, dizendo ser impossível entrar naquela terra, devido ser habitada por gigantes. Somente Josué e Calebe trouxeram relatório positivo, dizendo ser possível.
Consequência do pecado: toda geração acima de vinte anos, não entraria mais na terra prometida, somente a geração abaixo de vinte anos de idade. Estes deveriam ficar vagueando no deserto, até morrerem, bem como Araão, Miriam e Moises, por ter ferido a rocha, que representava Cristo.

Terça feira que vem, iremos falar sobre o sucessor de Moises, o seu sucesso, porque Deus destruiu os moradores de Canaã, sendo que ele é amor, a distribuição das tribos na região de Canão, revisão do Pentateuco.

Venha participar conosco, tem sido bênção.