terça-feira, 2 de julho de 2013

APOSTILA BATISMO MINISTÉRIO CRISTO SALVA

MINISTÉRIO CRISTO SALVA
RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGÊNIA
PASTOR DANIEL PARRELA
TEREZINHA PARRELA

     BATISMO



Vimos que João Batista preparou o caminho para Jesus Cristo. Ele aparece batizando as pessoas no rio Jordão, chamando as pessoas para o arrependimento.( Lucas 3:3,4)
Jesus foi batizado por João Batista, logo em seguida, uma pomba pousou sobre sua cabeça, simbolizando a presença do Espírito Santo.
Jesus inicia seu ministério, falando sobre arrependimento. ( Mateus 4:17); ( Lucas 5:31,32)
Logo após a ressurreição, Jesus aparece aos seus ordenando que pregasse o arrependimento. ( Lucas 24:47)
Os Apóstolos falam sobre arrependimento.
( Mateus 6:12);
Os Apóstolos falam sobre arrependimento.
No Petencostes, Pedro prega o arrependimento, falando sobre o batismo em nome de Jesus Cristo, para remissão dos pecados. ( Atos 2:38)
( Mateus 6:12);

O que arrependimento não é?
Arrependimento não é remorso, choro, tristeza.Muitas pessoas ficam deprimidas, e até choram, diante de coisas que fizeram ou tem feito. Temos o exemplo de Judas, que após trair Cristo, chora, logo em seguida suicida, se enforcando. Judas teve remorso, tristeza, diferente de arrependimento.
O que é arrependimento?
Não é somente choro, tristeza, é mudança de comportamento, de vida. II CO 7:09. Exemplo: Pedro, que depois de negar a Cristo três vezes, chorou e arrependeu-se .(João 13:31)

Arrepender de que?

Em Hebreus 6:1 o autor sagrado chama os crentes à atenção para a necessidade de crescer no conhecimento e no aperfeiçoamento da fé, após o arrependimento das obras mortas, e não ficar sempre a dizer as mesmas coisas acerca dos rudimentos da doutrina. É fundamental que os novos convertidos cresçam espiritualmente e amadureçam na doutrina.

a) O que são as obras mortas (obras da carne, do velho homem)?

Vidas ilícitas, imoralidade e adultério – Gál. 5:19-21
Inveja, espírito faccioso, perversidade –Tiago 3:16 
Oprimir as pessoas e apontar o dedo – Isaías 58:6-9 
Criticar e observar as falhas dos irmãos – Mat. 7:1-5
Alcoolismo, bebedices, drogas e glutonaria – Gál. 5:21 
Não perdoar e guardar rancor – Mat. 18:20-22 
Idolatria, prostituição e fornicação – Act. 15:29

Existem duas formas de batismo:
Imersão: Local com muita água, onde a pessoa é totalmente mergulhada na água, como foi com Cristo, e todos que foram batizados.
Aspersão: Derrama-se um pouco de água na cabeça da pessoa. Este não tem na Bíblia.
Nós cremos que o batismo é por Imersão, devido constar na palavra de Deus. Porque na Bíblia nos fala que Jesus foi batizado no rio, e as demais pessoas da Bíblia.
Porque não batizamos crianças?
Primeiro a Bíblia não fala sobre batismo de crianças;
Segundo: a pessoa para batizar, precisa crer, ou seja ela precisa saber o que está fazendo.
( Marcos 16:15);
Terceiro: Jesus não foi batizado quando criança, ele foi apresentado ao oitavo dia ; (Lucas 2:22-24).
O que significa Batismo:
Batismo – Significa morte, sepultamento e ressurreição. ( Romanos 6:2-8);
Batismo é a ordenança para todo aquele que nele Crer. ( Mateus 28:19)
Batismo deve ser visto como selo de fé em Jesus Cristo. ( Marcos 16:15)
Batismo é o nosso testemunho de identificação com Cristo, retrata a fé que eu tenho.
( Romanos 6:3,4)

Quem pode ser batizado?
Na passagem de Felipe e o eunuco, vemos que ele estava lendo a passagem de Isaias, porem não entendia nada. Deus levou Felipe até este homem, para lhe ensinar as escrituras. Felipe senta ao seu lado, e explica a importância da palavra de Deus, bem como do batismo nas águas. Ao ver as águas, o eunuco falou: “ eis a água o que me impede de batizar? Felipe falou: “nada, se creres em Jesus Cristo. Ambos desceram as águas e batizaram. Ao término, Felipe retornou, e o eunuco seguiu viagem  jubiloso. ( Atos 2:38);

Batismo salva?
Lemos em Marcos 16:15 que o homem precisa crer, para depois batizar. Batismo é uma ordenança, um selo, um testemunho de fé. O ladrão da cruz, não teve oportunidade de batizar, devido estar na cruz, porem ele abriu seu coração, para Jesus Cristo. Você tem oportunidade de batizar, o que lhe impede?

Jesus nos deixou duas ordenanças, a primeira você já viu, o batismo, a segunda ordenança é a Ceia do Senhor.





Ceia do Senhor ou Santa Ceia

A ceia foi instituída pelo Senhor Jesus Cristo, na noite que ele foi traído. Era o dia da páscoa judaica. “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20). (Para melhor compreensão leia nosso texto: O que significa páscoa?)

 O que significa a páscoa?
A palavra páscoa significa passar por cima, pular alem da marca, ou passar sobre. Quando Deus ordenou que o anjo derruísse todos os primogênitos na terra do Egito, a casa que tivesse o sangue do cordeiro, sacrificado para este fim, seria poupada pelo anjo, este passaria por cima, e o primogênito que ali morava, seria poupado ( Ex 12:1-36). Os Judeus passaram a comemorar a saída, e a forma como saíram da terra do Egito. A partir de Jesus, a páscoa foi substituída pela ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em sua memória. Cristo é a nossa páscoa, e o seu sangue, o sangue do cordeiro de Deus, nos lava e purifica de todo pecado. ( Lucas 22:1-20; I Co 5:07)
Quatro textos na palavra de Deus, nos relata sobre a santa ceia do Senhor na época da igreja primitiva. Três destes relatos estão nos evangelhos (Mateus 26:26-29; Marcos 14:22-25 e Lucas 22:19-20) e o outro está em (1 Coríntios 11:23-26).

Qual o propósito da participarmos da Santa Ceia?

Lembrarmos do sacrifício de Cristo na cruz do calvário, na qual Ele nos oferece a esperança da vida eterna.( I Co 11:26) . Por tanto em nossas mentes, devemos sempre lembrarmos do que Cristo fez por nossas vidas. A ceia não tem o intuito de lembrarmos no nascimento, da vinda de Cristo a terra, mas do sacrifício, do alto preço que foi pago.
Jesus usou dois símbolos para representar seu corpo:
Pão, simbolizando seu corpo e o suco de uva, simbolizando seu sangue. ( Mateus 26:28)
Jesus ao distribuir a santa ceia, primeiramente orou a Deus, agradecendo primeiramente pelo pão, em seguida partilhou, depois orou pelo segundo elemento, pelo cálice, e todos beberam juntos.
Na igreja de Atos, vemos os irmãos se reunindo no primeiro dia da semana, para participar da santa ceia. ( Atos 20:7) Era um ato de comunhão com o Senhor . A maioria das igrejas, realizam a Santa Ceia no primeiro domingo do mês.
Onde tomar a santa ceia? Na palavra de Deus, os cristãos se reuniam, era um momento de comunhão com Deus e com os irmãos. ( Atos 20:07); (I Co 11-20:22)

Quem deve participar da Santa ceia?

 A santa ceia é um momento de comunhão entre cada cristão e Deus. Jesus ofereceu a santa ceia aos seus discípulos. Mateus 26:26. Aqueles que não querem servir a Deus, não podem participar da santa ceia, devido ela ser um momento de comunhão entre os irmãos. (I CO 10:16-22).  Deus é luz, devemos andar na luz, se dissermos que estamos na luz, e continuarmos andando nas trevas, estamos mentindo. (I JO 1:5-7)

Primeiramente cada um deve fazer uma reflexão, se não está participando indignamente da Santa Ceia. Quem não leva a serio a santa ceia, o sacrifício de Cristo na cruz do calvário, não deve participar. (I CO 11:27-29).

Em breve:


IREMOS ENTRAR EM UMA SÉRIE DE ESTUDOS. PARTICIPE!