quarta-feira, 31 de julho de 2013

MINISTÉRIO CRISTO SALVA - 30/07/2013

Rua Pirapora,28, bairro Santa Efigênia

Preletor: Pastor Daniel Parrela

 

GERAÇÃO DE NOÉ, TORRE DE BABEL, ABRÃAO


Depois do dilúvio, os filhos de Noé começara  a multiplicar na face da terra. Cão o filho mais novo, vendo seu pai embriagado na vinha,  é amaldiçoado por seu pai. Os homens se multiplicam, e um homem chamado Ninrode, da genealogia de Cão, edifica uma cidade. Este homem era conhecido como um grande caçador, totalmente impiedoso.  Ninrode gostava de planejar, arquitetar, matar os sonhos das pessoas. Ele tem a iniciativa de construir uma torre, que ficou conhecida como a torre de Babel.  O objetivo era alcançar a Deus.  Babel significa: confusão. 
A cidade que foi edificada por Ninrode, foi Sinear.  A cidade possuía um muro interno de 6,5 m, distanciando sete metros, possuía outro muro de 3,5 metros .  Do lado de fora possuía um fosso, ligado ao rio Eufrates, este servia para abastecer a cidade, e como armadilha.
Ninrode significa: rebelde, um lobo vestido de ovelha.
Neste período, todos os homens falavam a mesma língua. Vendo a idolatria que o homem estava fazendo, Deus resolve cofundir às línguas, afinal de contas, não bastava somente multiplicar, o homem precisava espalhar sobre a face da terra. Sua geração habita nas regiões da África.  As gerações de Jafé,  habitam na Europa e a geração de Sem, habitam na Ásia, Arábia.  Os heteus,Gebuseus, Heveus, Filisteus, vieram de Cão. Abrão veio de Sem.
Podemos notar o seguinte: depois de toda catástrofe realizada pelo homem, Deus sempre envia a solução. Jesus precisava vir ao mundo, a semente da mulher. Genesis 3:15 . Deus irá enviar Jesus Cristo, através de Sete, Noé, Abrão.
No capitulo onze, percebemos não somente a genealogia, mas a idade dos homens reduzida. 
Quando Deus chama Abraão em Ur dos Caldeus, ele estava com setenta e cinco anos. Ele viveu cento e setenta e cinco anos, isto significa que ele estava vivendo a meia idade. Ele poderia ter pensado:  estou querendo é uma cadeira de balanço, uma casa de repouso, estou vivendo a crise da meia idade.  Ele não pensou desta forma, pelo contrario, Abrão obedeceu a Deus.  É interessante que Deus dá detalhes do que ele deveria abandonar, como sua casa, parentela, costumes, conforto,  porem não lhe dá detalhes a respeito do futuro, somente lhe fala: “ sai da tua parentela, para terra que lhe mostrarei”
Abrão é tão importante, que ele se faz presente em três religiões. Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. No Islamismo, ele é o segundo homem mais importante, somente perdendo para Maomé. Ele é citado no Alcorão, mais de cento e oitenta e oito vezes.
Abrãao é citado no Antigo Testamento, mais de quarenta vezes, e no Novo Testamento, mais de setenta e cinco vezes.
Paulo cita Abrãao no livro de Romanos cap , como exemplo de homem que foi justificado por Deus pela fé. Tiago cita Abrão como homem que demonstrou fé pelas obras. Cap 2
Abrao era conhecido como amigo de Deus. Veja as seguintes passagens:
Tiago 2:23; II Cronicas 20:07; Isaias 41:08;

Abraao era generoso.
Exemplos:
a-      Dá a Ló oportunidade de escolher primeiro o terreno, quando eles se separam. Genesis 13:09;
b-      Hospitaleiro – Genesis 18:02-8;
c-       Leal com a família – Gênesis 14:13-14;
Deus faz três promessas a Abrão:
A – Prometeu uma terra; Genesis 13:15-18
B- Uma nação;
c- Que abençoaria sua família, e todas as famílias da terra. Genesis 13:03 . Veja o exemplo de José . Onde ele passava , as pessoas eram abençoadas. Deus prometeu abençoar todas as famlias. Por isto somos abençoados. As pessoas vem em nossas vidas: paz, alegria, querem ter o que temos: a benção de Deus.
É importante notar, que Abrão não possuiu a terra em vida. Quando Sara morre, ele teve que comprar um  pedaço de terra, para enterrar sua querida esposa.
Deus fala a Abrão que sara sua esposa teria um filho, Abrão era velho, sua esposa estéril. A promessa foi feita quando ele tinha setenta e cinco anos de idade, aos olhos humanos era impossível ocorrer.  Isaque nasce vinte e cinco anos depois, cumprindo a promessa de Deus .Genesis 21
É interessante salientar, que neste intervalo de espera, Sarai, duvidando do impossível, providencia para seu esposo, a concubina Hagar. Pois ela acreditava que o filho poderia vim somente desta forma. Neste intervalo de espera, nasce Ismael, que hoje são os Palestinos, povo inimigo de Deus.  O não saber esperar em Deus, fez com que Sara criasse um grande problema. Genesis 16
PROXIMO ESTUDO IREMOS FALAR SOBRE:  ISAQUE, FILHO DE ABRÃO;  ESAÚ;