quarta-feira, 13 de março de 2013

12/03/2013 - Culto de Libertação e Vitoria

Tema: DEUS EXALTA OS HUMILDES
Livro: ESTER CAP 5
Levita: WANDERLEY
Participantes: Missionária Terezinha Parrela, Sr. Antônio, Toninho, Francisca, Odete, Wanderley, Deividson, Margareth, Carlos, Robson, Léia, Fred, Maria Augusta.

Deus resiste aos soberbos, e dá graças aos humildes.
Ester cap 5

O rei da Pérsia, fez uma grande festa, mandou chamar toda nobreza para participar. Era costume naquela época mostrar todo poderio, antes de sair para batalha. A Pérsia se preparava para enfrentar a Grécia. A festa durou cento e oitenta dias. O rei mandou chamar a rainha Vasti, esta não prontificou estar presente. Desta forma o rei tomou conselhos com seus súditos, fazendo com que a rainha Vasti fosse deposta . O rei mandou que fossem trazidas mulheres virgens das vinte e sete províncias, para participar do processo seletivo, dentre as quais veio Ester, trazida pelo seu tio Mardoque. Depois de um longo período de preparação, Ester foi escolhida a nova rainha.

No pátio do palácio, Mardoqueu, tio da rainha Ester, presenciou alguns homens tramando contra a vida do rei, logo tratou de contar para rainha, estes homens foram punidos, e o livramento, relatado no livro do Palácio. Tempo depois, Assuero, honra Hamã. Este fazia com que todos se prostrassem quando ele passava, Mardoque, bem como Ester eram Judeus, estes não adoravam e não adoram e nem se prostram a outros deuses. O fato chegou até Hamã, que passou a perseguir Mardoqueu, bem como todos os Judeus, com sentença de morte assinada pelo rei. Mardoqueu, bem como todos os judeus se encontravam em oração e em jejum pelas suas vidas. Assim que a Rainha Ester soube do ocorrido, ela pede para que o povo ore e jejue, pois ninguém poderia se apresentar ao rei, sem que ele chamasse. Depois de jejuar,orar, a rainha Ester se apresenta ao rei, este pede que ela entre, levantando o cetro para que ela tocasse. Ela lhe faz um pedido, o rei falou: “pedi o que quiseres, até a metade do reino de darei”. Ela pediu que fosse feito um banquete, e fosse convidado Hamã, pois seria o momento que a rainha esperava para desmascarar Hamã. Neste intervalo o rei Asuero, descobre nos registros, que o livramento que ele teve, foi com a ajuda de Mardoqueu. No banquete, Hamã é desmascarado pela rainha Vasti, e Mardoqueu é honrado pelo rei Assuero.

Deus nos exalta, quando o colocamos em primeiro lugar, quando não nos dobramos aos deuses, as coisas erradas que tem sido pregada pelo mundo. Assim foi com Daniel, que foi lançado nas covas dos Leões, por não ter ser prostrado aos deuses, Deus fechou a boca dos leões, assim foi com os amigos de Daniel, Mesacreque, Sadraque e Abdnego, lançados na fornalha de fogo, aquecida sete vezes mais, por não ter adorados e prostrados a outros deuses. Jesus, o quarto homem estava presente, dando o livramento para estes homens, que se encontravam na fornalha.

Deus nos exalta, quando o adoramos em espírito e em verdade. A rainha Ester, bem como Mardoque foram exaltados por Deus, nos mostrando a importância de estarmos orando, jejuando, e colocando Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Pastor Daniel Parrela.