quinta-feira, 14 de novembro de 2013

12/11/2013 - Estudo: O Povo de Israel entrando na Terra Prometida

MINISTÉRIO CRISTO SALVA
RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGENIA
CULTOS: TERÇA, AS 20 HORAS
PRELETOR; PASTOR DANIEL PARRELA E TEREZINHA PARRELA

O POVO DE ISRAEL ENTRANDO NA TERRA PROMETIDA- 12/11/2013




Em Deuteronômio capitulo 34, Moises sobe em uma montanha bem alta, avista a terra prometida, em seguida morre. Seu sucessor Josué se encontrava em frente ao rio Jordão, com todo o povo de Israel, aguardando o momento certo para conquistarem a terra prometida por Deus. Josué orienta o povo a se prover de alimentos, pois em três dias atravessariam o rio Jordão. 

O sucesso de Josué dependia de três coisas:
a)   Deus;
b)  Vontade, garra, persistência, ter bom ânimo;
c)    Regras, normas, meditar nas leis de Deus; Josué cap 1:5,6,7,8

Em seguida Josué envia dois espias para a cidade de Jericó. Estes se escondem na casa de Raabe, a prostituta da época. Esta relata aos espias, que a cidade está aterrorizada, com os feitos de Israel, por isto a cidade se encontrava bem fechada.

A cidade de Jericó tinham apenas dois mil e quinhentos moradores, sendo que vinte por cento eram soldados, responsáveis em guardar toda cidade. Também possuía uma muralha dupla de nove metros de altura, uma distante da outra, cerca de três metros e meio. A casa de Raabe ficava sobre a muralha.

Alguns estudiosos acreditam que a casa de Raabe foi a chave para o sucesso de Josué. Devido sua casa ser muito acessada,  ela continha muitas informações.

O serviço de inteligência de Jericó descobre a presença de espias na casa de Raabe, esta os escondem no eirado do telhado, dizendo que estes estiveram, mas foram embora. Em seguida os espias fazem um pacto com a prostituta, onde se esta não relatasse os planos de ataque de Israel, sua vida, bem como de toda sua família, seriam poupados. Para isto ela deveria colocar para fora da janela, uma corda vermelha, e não sair de casa. Ela concordou, e assim que estes foram embora, ela pendurou a corda vermelha para fora da janela.

A corda vermelha representa:
a)   Jesus Cristo;
b)  Arrependimento. A partir daquele momento, ela deixa de ser prostituta;
c)    Josué em hebraico significa: Jesus é a salvação. Era como se ela estivesse aguardando a volta de Jesus;

Os espias trazem o relatório  a Josué:  a cidade está fechada, o povo está aterrorizado,  Raabe, a prostituta, salvou nossas vidas, nos escondendo. Como gratidão, fizemos um pacto com ela, para isto ela deveria pendurar uma corda vermelha, para fora da janela, como sinal que sua casa não seria atacada.

Josué pede aos homens das tribos de Gade, meia tribo de Manassés, e os rubenitas, que receberam suas porções, antes de atravessarem o rio Jordão, os ajudassem a conquistarem a terra de seus irmãos. Estes concordam, e marcham junto com os outros homens. Assim que os sacerdotes, com a arca da aliança, tocam as águas do rio Jordão com seus pés, as águas se abrem, começando a travessia do povo de Israel. Estes sacerdotes permanecem no meio do rio, aguardando a travessia. Assim que todos atravessam, Josué orienta que doze homens, um de cada tribo, fossem até os sacerdotes, erigissem uma coluna de doze pedras dentro do rio, e buscassem doze pedras, para que uma coluna fosse construída no acampamento de Gilgal, local onde se encontravam. Esta coluna serviria para mostrar para futuras gerações, o que teria ocorrido a respeito do rio Jordão. Josué reúne todos os homens, e realizam a circuncisão. Esta circuncisão representava o pacto com Deus. Em seguida comemoram a páscoa, celebrando a saída da terra do Egito. 

Após a celebração, o maná não mais é enviado por Deus, tendo o povo que buscar os alimentos da terra.

Enquanto o povo se encontrava acampado na região de Gilgal, cerca de oito mil homens marcharam em volta da cidade de Jericó, seis dias, uma volta a cada dia.  No sétimo dia, deveriam dar seis voltas, totalizando treze voltas. Logo após deveriam tocar buzinas e gritarem.  Em seguida as muralhas ruíram, a cidade foi destruída e Raabe e toda sua família salva.

Muitos estudiosos acreditam que a cidade de Jericó, foi atacada como uma estratégia psicológica. Ela não representava perigo para o povo de Israel, eram poucos soldados, uma população pequena. Josué queria passar a mensagem para os outros povos, que Israel estava chegando, uma estratégia psicológica. O problema é que logo após o ataque, um homem chamado Acã, rouba uma capa babilônica, trazendo uma séria consequência para o povo de Israel.

Josué envia alguns homens para espiarem a cidade de Ai, a estratégia agora era conquistar a cidade de Betel, devido esta possuir várias montanhas, com corredores para várias cidades, possibilitando desta forma o avanços para Jerusalem e demais cidades. Os espias chegam na cidade de Ai, e observam que estas estava em ruínas. Estes trazem o relatório para Josué, e falam: “ a cidade se encontra em ruínas, não precisa enviar toda tropa, somente alguns homens”. O problema é que por se tratar de uma cidade cheia de esconderijos, ruínas, os soldados de Betel se encontravam escondidos, aguardando os Israelitas. Josué envia poucos homens para conquistar a terra de Ai. Assim que estes chegaram, as emboscadas já se encontravam armadas, ocorrendo a derrota do povo de Israel. 

Deus revela a Josué que havia pecado em Israel, Josué faz passar todos os homens, entra em todas as tendas, e descobre o feito de Acã. Assim que ocorre o concerto, Josué envia seus oito mil homens para atacar a cidade de Ai. A estratégia era a seguinte: mil homens estariam na planície, a vista, os demais estariam escondidos, na baixada. Assim que os soldados inimigos viram os mil homens, partiram para guerra, deixando a cidade aberta. Os homens de Israel entram na cidade de Ai, destroem todos os inimigos, colocam fogo na cidade.

Os inimigos estavam morrendo de medo de Israel. O rei de Gibeon, coloca roupas velhas, leva em suas mãos, pão velho, odres velhos, e fala: “sou de uma terra muito distante, sabemos dos feitos do povo de Israel, faz um pacto conosco, que não irá destruir nossas vidas”. Josué faz o pacto, em seguida descobre que eram vizinhos, estavam próximos. O erro de Josué foi ter feito algo sem ter buscado a direção de Deus. Veremos na próxima reunião, as consequências de pacto.

Participe conosco, tem sido benção.