quarta-feira, 7 de agosto de 2013

MINISTÉRIO CRISTO SALVA
RUA PIRAPORA,28, BAIRRO SANTA EFIGÊNIA

TEMA: ESTUDO DE GÊNESIS
PRELETOR : PASTOR DANIEL PARRELA

A MISSÃO DOS TRES ANJOS, A INTERCESSÃO DE ABRÃAO PELA SUA FAMÍLIA, DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA, MEIA MENTIRA DE ABRÃO, A PROVA DE ABRÃAO, NASCIMENTO DE ISAQUE- 06/08/2013




Logo após se dividirem, Abrão vai habitar nos car valhais de Manre, e Ló seu sobrinho, em Sodoma e Gomorra. 
Carvalho é uma árvore conhecida por sua força, pela qualidade da madeira, pela sua robustez. Existem trezentas espécies de carvalho na região do oriente médio.
Manre foi um cananita que resolveu plantar estas arvores nesta região, onde se plantava somente cereais. Abraão habita nos carvalhais de manre, e lá faz sua tenda. Nesta capitulo ocorre a vista de três anjos a Abraão, onde seria anunciado que Sara teria um filho. Sara ouvindo, ri , pois não acredita que de um homem velho, e de uma mulher velha e estéril, poderia nascer uma criança. O anjo escuta Sara rindo, e pergunta se para Deus, existia alguma coisa impossível.
Deus falou para Abraão o que iria suceder em Sodoma,  Abrão intercede ,  porem os anjos partem para destruir a região de Sodoma e Gomorra.
No capitulo dezenove, temos dois anjos visitando Ló, e no inicio do capitulo dezoito, eram três anjos que foram até Abrão.  Qual a missão destes três anjos:
Primeiro anjo:  Anunciar que Sara teria um filho;
Segundo anjo: salvar a família de Lo;
Terceiro anjo: Trazer fogo e enxofre a Sodoma e Gomorra;
Os anjos anunciam a Lo, e falam: não olhe para trás; a mulher de Ló olha para traz e vira uma estátua de sal.
Ló e suas duas filhas resolvem habitar em uma caverna, temendo ir para a cidade de Zoar. A filha mais velha tem a ideia de embriagar seu pai, preocupada com a descendência, ocorrendo o primeiro incesto. Desta relação saíram os : moabitas, a mais nova faz a mesma coisa, e nasce os amonitas;
Os amonitas eram cruéis. Assim que ganhavam uma batalha, matavam todas as mulheres que estivessem grávidas, e cegavam todos os homens.  Na época dos juízes estes dois povos se uniram contra o povo de Israel.
No capitulo 20
Partiu Abrão com sua mulher e foi habitar em Gerar, entre Cades e Sur. Quando chegou neste lugar, temendo pela vida de sua esposa, mente dizendo que Sara era sua irmã. O rei Abimeleque,  leva sara para o palácio. Em sonhos, Deus fala para o rei restitui-la a Abrão, pois ele era profeta.  Abimeleque restitui Sara a Abrão, dando-lhe animais, prata e ouro, permitindo que ele e sua família habitasse na terra.  Abrão ora a Deus, e todas as mulheres são curadas.
No capitulo 21 – Deus visitou Sara, e no tempo determinado, ela teve a luz um filho, o qual chamou de Isaque, que significa: riso. O menino cresceu, foi desmamado. Um dia o seu irmão Ismael, brincou com Isaque, fazendo com que Sara ficasse chateada, e pedisse Abrão para colocar Hagar e seu filho fora de casa. Abrão chateado, cumpriu o que sara havia pedido.  Hagar vai com o filho para o deserto de Berseba, apenas com um odre com água. Logo após acabar a água, ela coloca o filho embaixo de um arbusto, senta a sua frente, e espera a morte. Deus atende a Ismael, e fala para Hagar se levantar porque iria sair uma nação de Ismael.
Ismael torna-se flecheiro , e sua mãe , mulher do Egito. Ele habitou em Parã.
Sucedeu que Abrão habitou na terra dos Filisteus muitos dias.
Capitulo 22

DEUS PROVA ABRÃO

Deus chama a Abrão e pede o seu único filho em sacrifício. Deus falou para ele ir na região de Moriá, e sacrificar seu filho. Cortou lenha, tomou consigo seus servos, e caminhou durante três dias.  Ao avistar o monte , falou aos seus servos, ficai aqui, que eu e Isaque iremos, porem iremos voltar. Conforme ia caminhando, Isaque pergunta seu pai:  eis aqui a lenha,  e o fogo, mas onde está o cordeiro? Abrão respondeu : Deus proverá para si o cordeiro, e continuaram caminhando. Chegando ao lugar que Deus mostrara, levantou o altar, amarrou Isaque, pegou o cutelo, para imolar seu filho , o anjo interveio, e falou: Isaque não faça isto, e providenciou o cordeiro para Abrão. 22:13 , chamou Abrão aquele lugar: Jeová Jire, o Senhor proverá. 14
Por ter obedecido a voz de Deus, a sua descendência foi abençoada. 17, Abrão habitou em Beer Seba.  Foi anunciado que seu irmão também teve Milca, esposa de Naor, irmão de Abrão teve filhos, dentre estes nasceu Betuel, pai de Rebeca.
Capitulo 23 Sara morre aos cento e vinte e sete anos, e Abrão compra o campo de Macpela, por quatrocentos ciclos de prata para enterrar sua querida esposa.
24 – Abrão já era bem velho, quando foi ao seu servo, pedindo que providenciasse uma esposa para seu filho, que não fosse da região de Canaã, mas que fosse de sua família. No versículo 7 , Abrão falou que um anjo iria a frente, providenciando todas as coisas; Depois do juramento com Abrão, o servo de Abrão tomou dez camelos , partiu para Mesopotamia, à cidade de Naor. Fora da cidade, fez ajoelhar os camelos perto do poço, justamente na hora que as moças vinham tirar água; O servo de Abrão fez um propósito com Deus: a Serva que me der água, e água para os camelos, está é a enviada. Vers 14
Eram dez camelos, cada camelo bebia vinte e cinco litros dagua. Rebeca serviu a todos os camelos. Versiculo 19 Depois que ela terminou de dar água aos camelos, ele perguntou de quem era ela filha, ela falou: sou filha de Betuel, filho de Milca, esposa de Naor. Temos palha e lugar para pousar. Vers25 , Então o servo de Abrão abaixou e adorou a Deus; vers 26 O servo de Abrão explicou todas as coisas, e Rebeca seguiu com o servo de Abrão rumo a Isaque, que habitava em neguebe.
Isaque  havia saído para orar, e meditar quando avistou Rebeca. Vers 63 ,  64,65
Isaque tinha quarenta anos , quando tomou Rebeca como esposa; GN 25:20
Rebeca era estéril, porem Isaque, orou insistentemente, e Rebeca concebeu. 21
Vers 22 haviam dois filhos no ventre, e eles lutavam para nascer.

TERÇA FEIRA QUE VEM IREMOS COMEÇAR PELO CAPITULO 24 DE GÊNESIS, TEM SIDO BÊNÇÃO, PARTICIPE CONOSCO.